Todas as Habilidades da BNCC na Educação Infantil: Guia Completo para Educadores

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento essencial para todos os profissionais da educação. Conhecer a BNCC da Educação Infantil é fundamental tanto para quem atua diretamente nas salas de aula quanto para quem está se preparando para concursos na área da educação. Além de nortear a prática pedagógica, esse conhecimento contribui para um trabalho de qualidade, alinhado com as diretrizes nacionais e focado no pleno desenvolvimento da criança.
Se você é professor, pedagogo ou trabalha em uma instituição de ensino, entender as habilidades e direitos de aprendizagem da BNCC é um passo essencial para oferecer uma educação infantil significativa, inclusiva e bem fundamentada.

Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento

A BNCC da Educação Infantil é estruturada com base em seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Eles são:

Conviver: Ampliar gradativamente as relações sociais, conhecendo a si e ao outro, respeitando as diferenças e desenvolvendo atitudes de cooperação e empatia.

Brincar: Utilizar a brincadeira como linguagem essencial da infância, reconhecendo o brincar como forma de expressar sentimentos, desejos e ideias.

Participar: Envolver-se nas atividades, tomadas de decisão e interações cotidianas, expressando-se e sendo ouvido com respeito.

Explorar: Ampliar suas experiências ao interagir com diferentes objetos, ambientes, elementos da natureza e situações culturais.

Expressar: Utilizar diferentes linguagens para se comunicar, como o corpo, o gesto, o som, a fala, a escrita, o desenho, entre outros.

Conhecer-se: Construir sua identidade pessoal e cultural, valorizando sua história e a dos outros.

Campos de Experiências e Objetivos de Aprendizagem

A BNCC organiza o trabalho da Educação Infantil em cinco Campos de Experiências. Cada campo possui objetivos de aprendizagem que devem ser desenvolvidos nas faixas etárias de 0 a 1 ano e 6 meses, 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses, e de 4 a 5 anos e 11 meses.

O eu, o outro e o nós Foco no desenvolvimento da identidade, autonomia, empatia e respeito ao outro. Estimula relações de pertencimento e convivência social.

Corpo, gestos e movimentos Valoriza a expressão corporal, a coordenação motora ampla e fina, e o conhecimento do corpo. Incentiva o movimento livre, as danças, os jogos e a interação corporal.

Traços, sons, cores e formas Estimula a expressão artística e criativa por meio de diferentes linguagens: artes visuais, música, dança e outras manifestações culturais.

Escuta, fala, pensamento e imaginação Fomenta a linguagem oral e escrita, a escuta atenta, a formação de ideias e a ampliação do repertório linguístico.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações Desenvolve noções de tempo, espaço, quantidade, medidas, relações matemáticas e ciências da natureza. Estimula a observação e a experimentação.

Cada campo de experiência está diretamente ligado à realidade da criança e promove o desenvolvimento integral, considerando aspectos emocionais, cognitivos, sociais e físicos.

Conhecer e aplicar a BNCC da Educação Infantil é muito mais do que cumprir um documento oficial. É garantir que cada criança tenha acesso a uma educação significativa, inclusiva e transformadora. Para educadores, coordenadores e pedagogos, esse conhecimento é essencial para o planejamento pedagógico, para oferecer um ensino de qualidade e também para quem está se preparando para concursos na área da educação.
Se você quer se destacar na sua carreira, melhorar sua prática pedagógica e contribuir para o desenvolvimento pleno das crianças, comece pela BNCC. Compreender seus direitos de aprendizagem, campos de experiência e objetivos é um passo indispensável para oferecer uma educação infantil de qualidade.

Escrito por: Prof. Jean Paulo Jampietri de Paiva Junior